Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Bazar Solidário

Bazar Solidario Ruy Barbosa

Em 2010, o Regional Nordeste 3 assume como uma de suas prioridades a Mobilização de Recursos para articular as ações vinculadas à sustentabilidade da Rede, sendo uma delas o Bazar Solidário envolvendo as suas entidades membro. O bazar surge com o objetivo de angariar recursos para cumprir com a missão social da Política de Sustentabilidade da Cáritas.

Em resposta às massivas ações de vendas que promovem e fortalecem o consumismo e com a proposta de garantir que a cultura de doação seja uma prática permanente, o Bazar Solidário integra as ações dos fundos rotativos solidários com o propósito de alavancar recursos para os projetos sociais desenvolvidos pelo Regional Nordeste 3 e suas entidades membro. Mantido pela doação de roupas, calçados e acessórios, o bazar é um importante instrumento de exercício da solidariedade.

Como tudo começou

Para a construção da ação do bazar, um caminho metodológico foi feito. Foram realizados alguns encontros, como o Regional de Mobilização de Recursos, em maio de 2011, em Salvador/BA, com o intuito de amadurecer a ideia do bazar com as entidades membro (Cáritas Arqui(Diocesanas).  Em outubro do mesmo ano, em Santo Antônio de Jesus/BA, novo encontro foi realizado para elaborar o Plano de Mobilização de Recursos do Regional Nordeste 3. Em 2012, foi formado no Regional NE3, um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar as ações executadas pelas entidades membro. Nesse mesmo ano, ocorreu o Encontro de Mobilização de Recursos, com o assessoramento da Cáritas Nacional, para refletir sobre a importância da RPS – Rede Permanente de Solidariedade, além de monitorar o plano de mobilização específica para unificar as ações sobre o Bazar Solidário.

Em maio de 2013, em Salvador/BA, durante o Encontro Regional de Mobilização de Recursos e Comunicação, foi feita uma análise avaliativa e coletiva sobre os setores que se integravam na realização do Bazar Solidário com ase no plano de atividade de cada área. A partir daí, foram definidos a realização de momentos coletivos para potencializar essa ação e fortalecer a rede de instituições envolvidas com a execução do Bazar.

Foram feitos momentos específicos para planejar, monitorar e avaliar as atividades dessa ação em agosto de 2014, março de 2015 e maio de 2016.

Resultados

Durante esses 7 (sete) anos, os recursos arrecadados com o Bazar Solidário possibilitaram a implementação de formas alternativas de sustentação financeira e de atuação em rede tendo em vista o fortalecimento da ação nas paróquias e comunidades. Os recursos arrecadados com o Bazar têm contribuído para o desenvolvimento de projetos e atividades voltados para apoio a pessoas (sejam crianças, adolescentes, jovens e/ou idosos) em situação de exclusão social e acometidas pelo vírus do HIV;  para viabilizar momentos formativos e celebrativos de mística e espiritualidade; para compra de matéria prima para produção de artesanato, fortalecendo a geração de renda local, dentre outros.

O Bazar Solidário é uma importante ação de captação de recursos para a Cáritas Regional Nordeste 3, pois fortalece ações de convivência com semiárido, apoio a grupos populares de economia solidária e também garante ações de cidadania junto as populações de rua, mulheres em situação de violência e crianças e adolescentes em situação de risco social e econômico.

Rede Cáritas e organizações parceiras

As seguintes instituições já atuaram e/ou ainda atuam com o bazar e/ou são parceiras junto com o Regional NE3 na execução dessa ação:

Rede Cáritas:

• Cáritas Diocesana de Alagoinhas
  • Cáritas Diocesana de Amargosa
  • Cáritas Arquidiocesana de Aracaju
  • Cáritas Diocesana de Estância
  • Cáritas Arquidiocesana de Feira de Santana
  • Cáritas Diocesana de Ilhéus
  • Cáritas Diocesana de Paulo Afonso
  • Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa
  • Cáritas Diocesana de Irecê
  • Cáritas Diocesana de Serrinha
  • Cáritas Arquidiocesana de Vitória da Conquista
  • Cáritas Diocesana de Barreiras
  • Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3
  • Associação do Movimento de Mulheres Camponesas
  • Cooperativa Popular de Mulheres do Siriema

Em 2016, essa rede ampliou com a adesão da Cooperativa Popular de Mulheres do Siriema, localizada em Paulo Afonso/BA, e da Associação do Movimento de Mulheres Camponesas, localizada em Riacho de Santana/BA, presentes em municípios de atuação do Regional Nordeste 3.

Organizações parceiras:

• Ação Social Arquidiocesana
  • Casa do Sol
  • CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço)
  • Chesf
  • Faculdade Visconde de Cairu
  • Paróquia Nossa Senhora Além do Carmo
  • Pastoral do Menor
  • SERPRO

Em Salvador, parcerias foram estabelecidas com o SERPRO, a Faculdade Visconde de Cairu e a Ação Social Arquidiocesana, desde 2009, e com a Chesf, a Paróquia Nossa Senhora Além do Carmo, a Pastoral do Menor, a Casa do Sol e a CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), em 2016, para a execução do Bazar Solidário.

Materiais de Divulgação

Para acessar o álbum de fotos do Bazar Solidário, clique aqui.

Saiba mais

Para saber mais informações sobre o Bazar Solidário e como você pode fazer doações para manutenção dessa ação, entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: rpsne3@caritas.org.br

Pessoa de referência: Candice Araújo (Assessora de Mobilização de Recursos)

Seja um Doador

Somos Nordeste 3 – Somos Cáritas

Faça parte dessa rede
Faça parte desta Rede

Prestação de Contas

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Cáritas Regional Nordeste 3
Rua Emília Couto, Nº 270 B - Brotas